Na quarta-feira (16), uma unidade aérea conjunta russo-síria realizou ataques aéreos pelo segunda vez na semana, contra posições controladas pelo do Hai’at Tahrir al-Sham (HTS) nas áreas rurais de Idlib e Lataquia. O HTS é um grupo armado ligado aos norte-americanos que controla uma importante região da Síria.
Os ataques focaram em locais de treinamento militar, instalações de armazenamento e um túnel subterrâneo perto da cidade de Binin, em Jabal al-Zauia.
Dois dias antes, ataques aéreos conjuntos semelhantes foram realizados nas mesmas regiões, tendo como alvo campos pertencentes ao grupo HTS nas florestas de al-Bassel, a oeste da cidade de Idlib, bem como nas colinas ao redor das cidades de Xeique Bahr e Quifar Jales.
Além disso, os ataques aéreos também atingiram um depósito subterrâneo de veículos perto da fábrica de conservas na cidade de Idlib.
O exército da Síria havia anteriormente alvejado o quartel-general de líderes do HTS, quando eles chegaram a um local próximo à cidade de Nairab, a leste de Idlib, no norte da Síria.
Os ataques unificados da Rússia e da Síria podem significar o início de uma investida militar para retomar totalmente o território controlado pelo HTS.