Na quinta-feira (6) o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou que a Rússia está preparada para armar os inimigos dos EUA em resposta ao envio de armas pela OTAN para a Ucrânia.
“Esta é uma mudança bastante significativa em nossa política externa”, disse Medvedev em uma postagem em sua conta no X/Twitter.
Afirmou: “que os Estados Unidos e seus aliados experimentem em primeira mão o uso direto de armas russas por um terceiro. Essas pessoas ou regiões foram intencionalmente deixadas sem nome, mas podem ser todos aqueles que consideram os Estados Unidos e companhia seus inimigos, independentemente de sua visão política e reconhecimento internacional. Se seu inimigo é os EUA, isso significa que, para nós, eles são amigos.”
Medvedev foi presidente da Rússia de 2008 a 2012, depois serviu como primeiro-ministro até 2020. Atualmente, ele é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia. Ele é conhecido por manter uma linha dura sobre o conflito na Ucrânia.
O presidente Vladimir Putin levantou a possibilidade de uma resposta “assimétrica” na reunião de quarta-feira (5) com agências de notícias estrangeiras, mas apontou que a sugestão estava apenas em consideração.