A partir de 5 de maio entra em vigor a nova lei sobre a regulamentação dos pedidos de cidadania para estrangeiros. Nela, o governo russo facilita o uso de lenços e hijabes (véu muçulmano) em fotografias de passaportes. A informação foi divulgada pelo Ministério do Interior da Rússia na última quarta-feira (24).
O documento divulgado afirma: “nos casos em que as crenças religiosas do requerente não permitem que ele apareça na frente de estranhos sem cobertura na cabeça, as fotografias devem ser fornecidas com coberturas na cabeça que não escondam o oval do rosto”.
Já as fotos com lenços que obscurecem totalmente ou parcialmente o queixo do requerente não serão aceitas. As autoridades já permitem que cidadãos russos usem fotografias com véus e hijabes ao solicitar passaportes, carteiras de motorista, autorizações de trabalho e patentes.
As novas regras vão “permitir que os religiosos sigam tradições religiosas”, enquanto também garantem “a segurança do Estado”, pois “o rosto, assim como outros dados, é necessário para que os sistemas de monitoramento por vídeo possam identificar uma pessoa”, disse Biysultan Khamzaev, membro do Comitê de Segurança e Anticorrupção da Duma Estatal Russa, ao jornal Parlamentar Russo.
O presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia é um “país multinacional e multirreligioso” que trata todos com respeito, acrescentando que “190 grupos étnicos vivem no país”, alguns dos quais são “representados por milhões de pessoas”.