Na sexta-feira (31), o ministro da defesa da Rússia, Andrei Belousov, anunciou o número de baixas do exército da Ucrânia. Foram mais de 35.000 soldados e milhares de peças de armamento no mês de maio.
O ministro afirmou que, além de perder um número significativo de tropas, neste mês, os ucranianos também perderam mais de 2.700 peças de armamento pesado, incluindo 290 tanques e veículos blindados de combate. Isso inclui quatro tanques Abrams de fabricação norte-americana, sete Leopards e 12 Bradleys. Além disso, a Ucrânia perdeu 11 aviões, quatro helicópteros e cerca de 730 canhões de artilharia de campo e sistemas de lançamento múltiplo de foguetes.
Belousov também relatou que, só neste mês, as forças russas interceptaram mais de 1.000 drones, mais de 250 foguetes HIMARS e Vampire, mais de 80 bombas guiadas Hammer, 50 mísseis ATACMS e oito mísseis de cruzeiro SCALP.
“Literalmente, na noite antes de ontem houve o ataque mais massivo com dez ATACMS na Ponte da Crimeia, com um tempo de voo de menos de dois minutos. Todos os mísseis foram abatidos. Como resultado, centenas de vidas foram salvas”.