No último sábado (2), o ministro das relações exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se pronunciou sobre a guerra na Faixa de Gaza quando estava Fórum de Diplomacia de Antalia, na Turquia. Ele afirmou sobre a operação militar israelense no sul de Gaza: “se a operação em Rafá começar, um grande número de refugiados irá para o Egito, e os egípcios já afirmaram repetidamente que isso é inaceitável. Isso será, de fato, uma limpeza étnica. Uma verdadeira tragédia está ocorrendo em Gaza, que não tem fim à vista”.
Ele ainda comentou sobre as argumentações de “Israel” de que a operação de Rafá seria uma questão de segurança: “isso vai totalmente contra todas as decisões da ONU, é contrário ao bom senso, é contrário à justiça. Isso significa que os palestinos podem ser expulsos das terras onde seus ancestrais viveram, e que todos os seus direitos são desprezados”
A cidade de Rafá ao sul da Faixa de Gaza está nesse momento abrigando mais de um milhão de refugiados palestinos. Uma invasão israelense seria talvez o maior massacre desde o início da atual guerra.