Na quarta-feira (5), foi realizado um exercício conjunto russo-sírio para praticar a defesa da “integridade territorial” do país. O anúncio foi feito pelo vice-líder do Centro Russo para a Reconciliação das Partes Opositoras na Síria, uma divisão do Ministério da Defesa russo, Major General Iuri Popov.
O comunicado afirma: “um exercício conjunto russo-sírio, com o objetivo de praticar operações para defender a integridade territorial do país contra ameaças internas e externas, começou no espaço aéreo da República Árabe da Síria, em algumas de suas regiões e na seção oriental do Mar Mediterrâneo”.
Isso aconteceu poucos dias após “Israel” bombardear a cidade síria de Alepo e assassinar um oficial da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, bem como mais de dez pessoas.
Os russos havia se pronunciado rapidamente por meio do ministério das relações exteriores, mas em dois dias também respondeu de forma mais concreta, por meio dos exercícios militares.
A Rússia atua no Síria desde 2015 a convite do governo Assad, foi uma força muito importante na derrota do Estado Islâmico no país.