Conforme noticiado pela emissora libanesa Al Mayadeen, reproduzindo informações divulgadas pela emissora estatal russa IRINN, a Rússia e o Irã integraram seus sistemas bancários. A integração “foi possível por meio da conexão da rede interbancária do Irã, Shetab, com o sistema Mir da Rússia”. Os iranianos, que já podiam sacar dinheiro em bancos russos, agora poderão realizar pagamentos com cartão de crédito.
Em 2018, o Irã foi excluído da SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication), sistema de trocas de informações financeiras e pagamentos controlado pelo imperialismo, utilizado por países imperialistas para aplicar sanções e bloqueios econômicos contra países oprimidos. Desde 2022, quando a Rússia lançou a Operação Militar Especial para se defender da agressão imperialista a partir da Ucrânia, também passou a ser alvo de inúmeras sanções.
Ressalta-se que a IRINN também informou que “o plano também será implementado em outros países que têm uma ampla gama de interações financeiras e sociais com o Irã, por exemplo, Iraque, Afeganistão e Turquia”.
Assim, a medida é tanto uma forma do Irã e da Rússia combaterem as sanções do imperialismo, como um passo adiante no fortalecimento da aliança de países oprimidos contra o capital financeiro imperialista.