Na terça-feira (4), o ministro das relações exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, visitou o Burquina Fasso, país africano governado pelo capitão Ibrahim Traoré que recentemente expulsou os franceses.
Durante conversas na capital, Uagadugu, com o ministro das relações exteriores de Burquina Fasso, Karamoko Jean Marie Traore, Lavrov afirmou: “nossas relações têm uma boa história. Elas são baseadas em simpatia mútua, confiança e respeito mútuo. Os contatos são muito intensos em todos os níveis”.
“Muito obrigado pela sua assistência eficaz na resolução de questões que nos permitiram retomar as atividades da nossa embaixada em Uagadugu”.
A embaixada russa em Burquina Fasso retomou as operações em dezembro, cinco meses após o presidente Vladimir Putin e Traoré se encontrarem em São Petersburgo e discutirem esforços para fortalecer as relações diplomáticas. Na quarta-feira, Lavrov se encontrou com o próprio presidente de Burquina Fasso.
Em uma coletiva de imprensa os destaques foram:
- Lavrov observou que os focos terroristas restantes serão eliminados graças à cooperação russo-burquinense;
- Burquina Fasso planeja consolidar suas relações com a Rússia, inclusive em termos de segurança
- O ministro da energia de Burquina Faso realizará conversações com a corporação russa ROSATOM no fórum de São Petersburgo para discutir a cooperação no setor nuclear
- A cooperação com a Rússia no setor de energia é uma prioridade
- Moscou aprecia a posição objetiva do presidente de Traoré em relação à situação na Ucrânia