Na terça-feira (24), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia se pronunciou sobre os ataques israelenses no Líbano.
Em comunicado ela afirmou que: “condenamos fortemente os ataques militares em larga escala contra o Líbano. Gostaríamos especialmente de enfatizar nossa posição de princípio sobre a inadmissibilidade categórica de ataques indiscriminados, cujas vítimas são civis“.
A Rússia está pronta para coordenar esforços com os países do Oriente Médio para evitar uma catástrofe à luz da escalada entre Líbano e “Israel”, disse o ministério.
“Pedimos a cessação imediata das hostilidades, o que impediria mais derramamento de sangue e criaria condições para mover a situação em direção a uma solução política e diplomática. Tudo deve ser feito para evitar que o Oriente Médio mergulhe em um conflito armado de grande escala, cujas consequências devastadoras inevitavelmente afetarão a todos – tanto na região quanto além dela. Estamos prontos para coordenar com parceiros internacionais e regionais para evitar tal cenário catastrófico. Partimos do princípio de que a segurança de qualquer estado na região não deve ser garantida às custas de outros”, dizia o comunicado.