Após Maduro ser eleito com 51% dos votos no primeiro turno das eleições presidências no domingo (28) se iniciou uma campanha golpista contra o presidente. No entanto, os países mais independentes do imperialismo se pronunciaram todos a favor de Maduro.
Rússia
O presidente Vladimir Putin parabenizou seu homólogo venezuelano, afirmando que “as relações entre a Rússia e a Venezuela têm o caráter de uma parceria estratégica“.
China
O governo de Xi Jinping reconheceu a vitória de Maduro e expressou sua disposição de “enriquecer a parceria estratégica“.
A República Islâmica do Irã
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Naser Kananí, parabenizou “o povo e o governo da Venezuela pela bem-sucedida realização das eleições presidenciais neste país, assim como o presidente eleito do povo venezuelano“.
Cuba
“Hoje triunfou a dignidade e a coragem do povo venezuelano sobre pressões e manipulações“, celebrou o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, na rede social X.
Bolívia
O presidente da Bolívia, Luis Arce, saudou a vitória de Maduro e destacou o respeito à vontade do povo venezuelano expressa nas urnas.
Honduras
A presidenta Xiomara Castro parabenizou Maduro por “seu triunfo incontestável, que reafirma sua soberania e o legado histórico do comandante Hugo Chávez“.
Nicarágua
O presidente Daniel Ortega dedicou a Maduro “nossa Homenagem e Saudação, em Honra, Glória e por Mais Vitórias“.