Em recente reunião, os ministros das relações exteriores da Rússia e do Senegal, Sergei Lavrov e Iassine Fall, firmaram acordo que a Federação Russa irá apoiar o Senegal e outros países da África Ocidental na luta contra milícias separatistas ligadas ao imperialismo, especialmente norte-americano, e que vêm intensificando sua atividade no continente contra governos nacionalistas africanos.
Segundo Lavrov, esses grupos estão se expandindo na África Ocidente, especialmente em países que fazem fronteira com o Senegal. Tendo em vista que a Rússia possui, “interesse comum em unir forças para combater essas ameaças”, ela “está pronta para ajudar o Senegal e outros países africanos a fortalecer suas capacidades de defesa e aumentar a prontidão antiterrorista de suas forças armadas e serviços especiais”.
O chanceler russo destacou ainda que a cooperação incluirá também o estabelecimento de um centro de segurança cibernético. “O trabalho está em andamento no desenvolvimento de normas e princípios para garantir a segurança cibernética internacional”.
Segundo a ministra do Senegal, “estamos prontos para cooperar e esperamos elevar nossa interação, particularmente nas relações econômicas, ao mesmo tempo em que mantemos um forte diálogo político”.