O presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, realizou neste sábado (6) sua tradicional Análise Política da Semana na Causa Operária TV no Youtube. A análise contou com temas como liberdade de expressão, os atos do dia 8, a situação na Palestina, como também a fragilidade internacional do imperialismo.
Dois temas foram centrais na exposição, o primeiro deles, sobre o chamado “PL das Fake News“, Rui Costa Pimenta afirmou que “começamos o ano com uma ameaça séria a liberdade de expressão com o PL das Fake News (…), que estabelece um conjunto de crimes políticos”.
O projeto de lei que está para ser aprovado busca definir como crime ideias abstratas.
“São coisas genéricas, o que é o Estado democrático? O que seria atendar contra o Estado democrático de direito?” indagou Rui durante a exposição.
“Nós não consideramos como verdadeiramente democrático o estatuto dos direitos humanos da ONU, mas lá ao menos deixa claro quais são os tais crimes. Agora, quando se fala atentar contra o Estado de direito, não se sabe o que é. Fazer uma greve é um atentado? O caráter pernicioso dessa lei vai além da internet” afirmou o presidente do PCO.
Sobre o caso, Rui relembrou que o PCO é uma das vítimas desta política, tendo já sido processado no valor de R$100 mil pelo ex-governador de São Paulo, João Doria, por uma coluna escrita no Diário Causa Operária sobre o político tucano.
Já em referência ao ato “democracia inabalável” que está sendo convocado pelo governo para este dia 8 de janeiro, Rui destacou a presença de figuras como Alexandre de Moraes, Lavajatistas e até membros das Forças Armadas, responsáveis pela invasão bolsonarista em 2023, na atividade propaganda.
Além disso, Rui destaca que quem esteve na manifestação de 2023 “não era só soldado raso, tinha militares envolvidos”. E relembra que “falamos que essa máquina de moer carne só ia moer peixe pequeno. Um ano depois, os generais vão participar do ato ‘democracia inabalável’. O dia 8 saiu dos quarteis, e agora eles vão comemorar a luta em defesa da democracia”.
“No ato de defesa da democracia, teremos ainda a cúpula lavajatista. Eles vão estar lá, e vamos ter políticos de direita, militares golpistas, lavajatistas. Uma frente ampla dos pilantras e golpistas com esquerdistas desnorteados” destaca Rui.
Como se não bastasse, “a CUT está chamando o pessoal a participar do ato, mas não mobilizou ninguém para os atos em defesa da Palestina. O mesmo ocorreu na época do “Fora Bolsonaro” (…) eles apenas agem quando a burguesia tem interesse, a esquerda acha que os militares, os lavajatistas, são os defensores da democracia” afirmou o presidente do PCO.
Rui Costa Pimenta também colocou a importância de atacar a campanha de censura do judiciário e afirmou que o PCO lançará oficialmente neste mês de janeiro uma campanha contra a PL das Fake News. A ideia foi demonstrar que, embora seja possível que o PL passe e a lei extremamente antidemocrática seja aprovada, é preciso que alguém se levante e demonstre que “tudo isso é uma farsa”, algo que ninguém mais na esquerda está fazendo. Mais para frente, é importante que a população e, mesmo quem apoiou a farsa, se lembre que alguém se levantou para denunciá-la, trata-se de um importante aprendizado político.
No campo internacional, foi abordada na Análise a situação da crise na Palestina, dando destaque para a espetacular derrota de “Israel” e os desdobramentos do atentado realizado no Irã durante a cerimônia de lembrança do falecimento do general Qasem Soleimani. Segundo o presidente do PCO, o atentado pode representar tanto uma tentativa do imperialismo de derrubar o governo Netanyahu quanto a tentativa de “Israel” de forçar o imperialismo a intervir no conflito, ambos sintomas gravíssimos da crise.
A Análise Política da Semana ocorre todos os sábados na Causa Operária TV, às 13 horas. Para assistir, na íntegra, a esta última edição, basta acessar o link abaixo: