Nessa terça-feira (6), foi ao ar mais uma edição da Análise Política da Terça, com Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), na Rádio Causa Operária (RCO).
Neste programa, Pimenta falou sobre as eleições nos Estados Unidos, mais especificamente, sobre a vantagem crescente que Donald Trump tem em relação ao atual presidente, Joe Biden, segundo pesquisas eleitorais.
“Estamos em plena campanha eleitoral e, nela, a verdade se evapora. A vantagem do Trump é muito grande e o governo norte-americano está, do ponto de vista internacional, numa encurralada que é difícil de sair.
Estão bombardeando o Iraque, o Iêmen, a Síria, enviando armas para Israel que está bombardeando milhares de pessoas na Faixa de Gaza. Joe Biden recebeu o apelido de Genocide Joe, ou seja, está feio o negócio.
[…]
O Trump não tem uma política neoliberal. Ele mesmo já expôs que sua política é de repatriação da empresa norte-americana, assim como a política de restringir a migração. Ele fez um aceno grande para a classe operária tradicional norte-americana.
É interessante que o pessoal levantou a palavra de fascismo e a esquerda abandonou todas as suas bandeiras de luta contra o imperialismo, contra o neoliberalismo e contra tudo.
[…]
Os golpes na América do Sul já são sucessivos com Biden. Sob Obama, teve golpe até no Brasil. Não acho que o Trump aumentaria mais do que está tendo hoje, que nós temos o Milei, o Peru, o Equador e uma possibilidade de golpe na Colômbia”, disse Pimenta.
No mesmo programa, o presidente do Partido trotskista também discutiu a crise na Ucrânia envolvendo o presidente Zelensky e um de seus principais generais, bem como a atual situação das eleições municipais brasileiras, principalmente, na capital paulista.
Confira, abaixo, o programa na íntegra: