O ano está chegando ao fim e os campeonatos nacionais vão se encaminhando para suas últimas rodadas, a maioria das vagas e rebaixamentos já foram definidas.
Na Série B, o campeão foi o Santos, o time da Vila, que encarou seu primeiro rebaixamento no ano passado e retorna agora à principal divisão do Brasileirão.
A equipe da baixada conquistou 68 pontos, antecipando o título em duas rodadas antes do término do campeonato, jogos que acabou perdendo para CRB e Sport.
Esta edição da série B do Brasileirão marcou pela menor quantidade de pontos conquistada pelo campeão, anteriormente o Coritiba possuía a marca com 69 pontos no ano de 2007. A diferença de pontos entre o Santos e Novorizontino, primeira equipe fora do G4, foi de somente 4.
A imprensa capitalista se utilizou do fato para o lado negativo, para levar a conclusão de que a histórica equipe do Rei Pelé, fez uma má campanha e assim atacar o futebol brasileiro.
Porém o fato, independente dos erros, acertos e dificuldades durante o campeonato que o Santos cometeu, serve para constatar a competitividade também na série B, algo positivo para o futebol brasileiro.
Além do Santos, sobem para a Série A: Mirassol, que conquista pela primeira vez a oportunidade de disputar a elite do campeonato; Sport, que retorna após 3 anos, e o Ceará que conquistou a posição na última rodada, na série em que permaneceu por 2 anos.
Os rebaixados da Série B foram o Brusque, além dos tradicionais times da cidade de Campinas, no interior paulista: Guarani e Ponte Preta. Ambas as equipes possuem uma grande história na elite do futebol nacional.
Quanto à Série C, foram rebaixados Sampaio Corrêa, de São Luís do Maranhão, e Aparecidense, de Goiânia.
O campeão será decidido entre 8 equipes: Botafogo- PB, Atlethic- MG, Ferroviária, São Bernardo, Ypiranga – RS, Volta Redonda, Londrina e Remo. As equipes serão divididas entre 2 quadrangulares, onde será decidido o campeão, e 4 vagas para a Série B.
Na Série A, Cuiabá e Atlético Goianiense já estão rebaixados. Bragantino e Criciúma compõem a zona, porém a situação pode mudar e os tradicionais Grêmio e Fluminense podem ir parar na Série B, pois estão com pouca diferença de pontos.
Já na ponta da tabela estão Botafogo, que venceu recentemente o segundo colocado Palmeiras, Internacional e Fortaleza, empatados com 65 pontos.