O Flamengo anunciou a saída do técnico Tite e sua comissão após a vitória sobre o Athletico-PR pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ex-jogador Filipe Luís, atual técnico do sub-20, assumirá o comando interinamente até a chegada de um novo treinador.
A demissão ocorreu a eliminação da Libertadores, além da queda de rendimento nas últimas partidas. A decisão foi tomada dias antes do confronto contra o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil.
Tite, que assumiu o Flamengo em outubro de 2023, deixa o clube com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas em 70 jogos, e um aproveitamento de 65,7%. Ele conquistou o Campeonato Carioca e foi eliminado nas quartas da Libertadores. O Flamengo ocupa a quarta posição no Brasileirão e está na semifinal da Copa do Brasil.
O capitão do time, Gerson, homenageou o técnico: “Passando para agradecer a lealdade, respeito e parceria ao longo desses 12 meses. Obrigado, professor e toda comissão técnica. Vocês me fizeram assumir a segunda maior responsabilidade da minha vida – depois de virar pai – ao me escolherem como capitão do time que eu amo. Serei eternamente grato. Desejo a vocês uma linda sequência de trabalho. Obrigado“.
Tite foi vítima de uma campanha de ataques da imprensa burguesa após a eliminação do Brasil na Copa de 2022. Agora novamente está sendo atacado com
Casagrande, um dos maiores inimigos do Futebol Brasileiro, escreveu um texto em defesa da demissão de Tite “O péssimo trabalho foi o real motivo pela demissão de Tite no Flamengo”.O posicionamento da imprensa indica que não a vontade dos torcedores não é o principal. Há interesses econômicos por detrás da queda do treinador, algo muito comum nos últimos anos no Brasil.