Vladimir Putin, presidente da Federação Russa, e Masoud Pezeshkian, presidente da República Islâmica do Irã, reuniram-se no Turcomenistão nessa sexta-feira (11). Ambos os mandatários estão no país da Ásia Central participando de conferência regional. Na cerimônia de abertura, Putin afirmou que os países querem criar uma “nova ordem mundial” para combater o Ocidente.
Em reunião com Pezeshkian, Putin declarou que “Moscou e Teerã cooperam ativamente entre si na arena internacional e frequentemente concordam em suas avaliações dos eventos mundiais”, destacando “um aumento no volume de comércio entre os dois países e sua boa tendência” em 2024. O mandatário Russo declarou ao presidente iraniano que as relações com Irã são uma prioridade da Federação Russa.
Pezeshkian afirmou que o relacionamento do Irã com a Rússia é “sincero e estratégico”, destacando que “nossas posições no mundo são muito mais próximas umas das outras do que as de outros países”. Mencionando acordo abrangente de parceria estratégica que está sendo negociado com a Rússia, o presidente do Irã espera que “finalizemos este acordo durante a cúpula do BRICS”, que ocorrerá em 22 de outubro, na cidade russa de Cazã. O mandatário ainda denunciou “o regime sionista não respeita nenhuma estrutura jurídica e humanitária internacional, e a situação na região é crítica”.
Além de Putin e Pezeshkian, na conferência estiveram presentes chefes de do Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Paquistão.