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Ensino Médio

PSDB faz avançar privatização das escolas no Rio Grande do Sul

Governo de Eduardo Leite começa primeira fase de projeto de “parceria público privada” nas escolas estaduais do estado do Rio Grande do Sul

Na segunda-feira (15), se iniciou com uma visita técnica à escola de Ensino Médio Antão de Faria a fase de diagnósticos do Projeto de Parcerias Público-Privadas (PPP). Essa primeira etapa consiste em qualificar a infraestrutura e a gestão operacional de instituições de ensino no Estado. As PPPs são mais um dos termos criados pelos neoliberais para privatizar instituições estatais. O estado do Rio Grande do Sul é governado pelo tucano Eduardo Leite e, portanto, este é mais um projeto privatista do PSDB.

O secretário de parcerias e concessões, Pedro Capeluppi, afirmou: “o trabalho inclui a realização de relatórios individualizados e detalhados de cada instituição. Esta etapa é fundamental para que possamos conhecer a realidade e as necessidades de todos os locais e elaborar soluções eficazes”. Aqui, o engodo é escolher as escolas onde é possível lucrar.

O relatório preliminar com os resultados apurados deverá ser entregue até o final de fevereiro. Após o diagnóstico, será realizada a elaboração da modelagem econômico-financeira do projeto para estimativa dos investimentos necessários. Nas visitas, são avaliados itens como as condições de salas de aula, telhados, quadras esportivas, bibliotecas, refeitórios, instalações elétricas, hidráulicas e estruturais do prédio.

Segundo o portal do governo do estado do Rio Grande do Sul, “o parceiro privado ficará encarregado de requalificar a infraestrutura das escolas e prestar serviços de apoio que não interferem nas atividades pedagógicas, tais como: conservação e manutenção predial, conectividade, zeladoria, higiene e limpeza, segurança e vigilância, jardinagem e controle de pragas, fornecimento de utilidades, gestão de resíduos sólidos e fornecimento de mobiliário e equipamentos”.

Como sempre, a privatização começa pelas beiradas, não mexe nas atividades pedagógicas. Mas a partir do momento que se estabelece a “parceria público privada”, o parceiro privado começa a atuar cada vez mais em detrimento do público. E, conhecendo as figuras que governam o estado, não se pode esperar nada menos que um processo de privatização. É preciso lutar contra todo tipo de PPP, o ensino deve ser 100% estatal!

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