Uma falha elétrica deixou os trens da linha 4-Amarela circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada na manhã desta segunda-feira (16). Muitos passageiros reclamaram por ter de subir e/ou descer as várias escadas que dão acesso à plataforma, principalmente os que têm mobilidade reduzida.
Segundo a ViaQuatro, empresa privada que controla a linha, o problema ocorreu por falta no fornecimento de energia externa, o que causou atrasos na linha.
Já a Enel afirmou, por meio de nota, que a oscilação de tensão na linha de transmissão que alimenta a Linha-4 do Metrô durou “milissegundos” e que, para suprir a demanda por energia do Metrô, a distribuidora disponibilizou de imediato, pelo sistema de contingência, a carga na linha de transmissão alternativa.
Devido à falta de energia, as escadas rolantes da estação ficaram desligadas. As portas automáticas das plataformas também tiveram problemas na abertura e no fechamento. Vários passageiros reclamaram e sofreram as consequências do problema.
A ViaQuatro afirma que: “a falha é externa, ou seja, da empresa de energia. Com isso, as portas de plataforma não abrem e é necessário realizar outro procedimento alternativo para que sejam abertas. Esse processo é um pouco mais demorado e fez com que os trens ficassem parados por mais tempo nas estações. Em situações de oscilação de energia, não é possível acionar os geradores para escadas rolantes e elevadores”.
Já a Enel: “a Enel Distribuição São Paulo esclarece que a oscilação de tensão na linha de transmissão que alimenta a Linha-4 do Metrô, registrada nesta segunda-feira (16), durou milissegundos. Para suprir a demanda por energia do Metrô, a distribuidora disponibilizou de imediato, pelo sistema de contingência, a carga na linha de transmissão alternativa. A concessionária esclarece ainda que a transferência, para a linha de transmissão ativa, pode ser automática ou manual, mas deve ser feita pelo sistema de responsabilidade do cliente”.
Não importa qual seja a realidade, fato é que ambas as empresas privadas não tem compromisso nenhum com a qualidade do serviço e com a vida dos trabalhadores de São Paulo. Levam em conta apenas os lucros. A Enel é conhecida por ser uma tragédia, já a linha 4 é conhecida por ter falhas com muita frequência.
A solução é a estatização de todo o setor elétrico e de todos o sistema de transportes públicos no Estado de São Paulo. Com a empresa pública, controlada pelos operários, quando houver um problema eles irão trabalhar para resolvê-lo e não ficar apontando o dedo para o suposto culpado.