Entrar o sítio da empresa COPEL na Internet é uma viagem ao país das maravilhas, tudo lindo e perfeito, mas quem vive no Paraná e depende dos serviços dessa empresa sabe que a realidade da energia no estado esta mais para o inferno do que o paraíso.
No próprio sítio podemos encontrar a informação de que a empresa de energia que foi privatizada na década de 1990. Por ação do hora governador Ratinho Junior, vai investir a partir de agora, 2,1 bilhões de reais na manutenção e capacidades da rede elétrica paranaense.
A notícia é de 23 de setembro, ou seja, a tal estação úmida já começou e agora vão fazer o trabalho de manutenção e expansão da rede, alguém incauto poderia perguntar, isso não deveria ter sido feito na época da seca?
As chuvas e quedas de energia no Paraná já começaram, a própria empresa já relatou 3.535 ocorrências de falta de energia, deixando 270.000 imóveis sem energia.
O fato é, depois de privatizada, não interessa a prestação de serviço, interessa o lucro, algo que o povo paranaense irá aprender de um jeito ou de outro.
O ideal para COPEL seria cobrar e deixar todo mundo no escuro, mas certamente o povo iria se revoltar e botar fogo na sede empresa, algo que seus executivos não querem.
Virou moda culpar São Pedro ou a Mãe Natureza pelos desastres naturais que vem ocorrendo, mas se fala disso há séculos, no caso de São Pedro, e milênios no caso da natureza. Os governos e a burguesia são responsáveis pela falta de investimento na manutenção e prevenção de acidentes, e com a COPEL privatizada a situação foi para bem próximo do desastre total.