Na segunda-feira (30), o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, que chegou a Teerã para uma visita oficial. Mishustin estava acompanhado por uma delegação de alto nível de autoridades e chefes de organizações econômicas.
O presidente iraniano Masoud Pezeshkian disse que o acordo para transformar o Irã em um centro de trânsito e gás na região é um exemplo importante de cooperação conjunta destinada a garantir interesses comuns e alcançar desenvolvimento sustentável, convergência e um salto econômico na região.
Ele afirmou que a troca de delegações diplomáticas entre o Irã e a Rússia impulsionará a interação bilateral. Pezeshkian acrescentou que a cooperação regional dentro de organizações internacionais como o BRICS e a Organização de Cooperação de Xangai (SCO) aumentará o poder de países independentes, incluindo o Irã, a Rússia e a China, para enfrentar o unilateralismo dos EUA.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse a repórteres na segunda-feira (30) que os laços comerciais de Moscou com Teerã estavam se desenvolvendo.
“A única coisa que posso dizer é que nossas relações comerciais e econômicas com o Irã estão se desenvolvendo. Estão se desenvolvendo em todas as áreas, inclusive no comércio. O volume de comércio está crescendo mutuamente“, disse ele.
O presidente iraniano disse que as relações Irã-Rússia continuarão a se expandir ao longo de um caminho permanente e duradouro. Em outro ponto de suas declarações, o presidente iraniano alertou que “Israel” está intensificando as tensões com o apoio direto dos Estados Unidos para preparar o terreno para aumentar a presença dos EUA na região.