Nesta terça-feira (3), a Xiomara Castro, presidente de Honduras, denunciou que os Estados Unidos planejam dar um novo golpe de Estado no país, em razão de seu governo ter encerrado tratado de extradição que possuía com o imperialismo norte-americano. “O plano para destruir meu governo socialista e democrático está em andamento”, disse a presidente.
Segundo ela, “as forças obscuras de 2009 com a mídia nacional e internacional estão se reorganizando”, fazendo referência ao golpe de Estado de 2009, o primeiro da onda golpista que assolou a América Latina na década de 2010.
Conforme noticia a emissora libanesa Al Mayadeen, Xiomara Castro disse que não permitiria que o tratado de extradição com os EUA “fosse usado seletivamente para dissolver as forças armadas” e derrubar o governo.
O plano golpista dos EUA contra Honduras faz parte da política geral de golpe de Estados colocada em movimento pelo imperialismo, para se preparar para guerra. Recentemente houve tentativa de golpe na Venezuela, golpe bem sucedido em Bangladexe. Outros países do sul e sudeste asiático estão na mira. Igualmente, movimentações golpistas ocorrem nos Balcãs, com ameaça de golpe contra a Sérvia, e no Cáucaso, contra a Geórgia.