Previous slide
Next slide

Política internacional

Prensa Latina divulga avaliação do PCO sobre governo Trump

Principal agência de notícias estatal de Cuba, Prensa Latina comentou sobre análise feita por Pimenta na Causa Operária TV

A agência de notícias cubana Prensa Latina destacou, em artigo publicado em seu sítio oficial, a avaliação feita por Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária (PCO), sobre as possíveis consequências de um retorno de Donald Trump ao governo dos Estados Unidos para o cenário político brasileiro.

A análise de Pimenta, transmitida no canal da Causa Operária TV (COTV) no YouTube, foi divulgada pela agência, que chamou atenção para a previsão de que Trump adotará uma postura hostil em relação ao governo Lula e ao Partido dos Trabalhadores (PT), ao mesmo tempo que reforçará sua aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Prensa Latina também destacou que Rui Pimenta acredita ser possível que a burguesia brasileira venha a apoiar Bolsonaro, considerando que ele não contraria os interesses centrais desse setor. A reportagem ressaltou, ainda, a opinião do dirigente trotskista de que o retorno de Trump à Casa Branca representa o início de um colapso do sistema político norte-americano.

Outro ponto importante, segundo a Prensa Latina, é a análise de Pimenta sobre os motivos da derrota democrata. Para ele, o apoio e financiamento ao genocídio perpetrado por “Israel” na Faixa de Gaza gerou profundo descontentamento entre os eleitores.

Além disso, a agência mencionou as preocupações de Pimenta em relação aos desafios que o PT enfrentará nas eleições de 2026 e o fortalecimento do bolsonarismo. Em sua avaliação, o PT precisará mobilizar a população e adotar políticas que revertam os cortes sociais, de modo a enfrentar a pressão de setores aliados aos interesses de Washington.

Leia o artigo da Prensa Latina na íntegra por meio deste link.

Gostou do artigo? Faça uma doação!