A agência de notícias cubana Prensa Latina destacou, em artigo publicado em seu sítio oficial, a avaliação feita por Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária (PCO), sobre as possíveis consequências de um retorno de Donald Trump ao governo dos Estados Unidos para o cenário político brasileiro.
A análise de Pimenta, transmitida no canal da Causa Operária TV (COTV) no YouTube, foi divulgada pela agência, que chamou atenção para a previsão de que Trump adotará uma postura hostil em relação ao governo Lula e ao Partido dos Trabalhadores (PT), ao mesmo tempo que reforçará sua aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A Prensa Latina também destacou que Rui Pimenta acredita ser possível que a burguesia brasileira venha a apoiar Bolsonaro, considerando que ele não contraria os interesses centrais desse setor. A reportagem ressaltou, ainda, a opinião do dirigente trotskista de que o retorno de Trump à Casa Branca representa o início de um colapso do sistema político norte-americano.
Outro ponto importante, segundo a Prensa Latina, é a análise de Pimenta sobre os motivos da derrota democrata. Para ele, o apoio e financiamento ao genocídio perpetrado por “Israel” na Faixa de Gaza gerou profundo descontentamento entre os eleitores.
Além disso, a agência mencionou as preocupações de Pimenta em relação aos desafios que o PT enfrentará nas eleições de 2026 e o fortalecimento do bolsonarismo. Em sua avaliação, o PT precisará mobilizar a população e adotar políticas que revertam os cortes sociais, de modo a enfrentar a pressão de setores aliados aos interesses de Washington.
Leia o artigo da Prensa Latina na íntegra por meio deste link.