A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, afirmou no sábado (6) o que atletas russos e bielorrussos “não eram bem-vindos” nas próximas olimpíadas, que acontecerão na cidade.
Hidalgo afirmou: “quero dizer aos atletas russos e bielorrussos que não são bem-vindos em Paris e dizer aos atletas ucranianos e a todo o povo ucraniano que os apoiamos muito fortemente”. Ela fez seus comentários em uma viagem a Quieve onde visitou um centro de treinamento para atletas ucranianos.
Os atletas russos podem competir nas Olimpíadas de Paris, que ocorrem de 26 de julho a 11 de agosto, mas apenas como neutros. Rússia e Bielorrússia foram proibidas de participar da cerimônia de abertura, que será realizada no rio Sena, no coração da cidade.
Em resposta, o governo da Rússia argumentou que as restrições do Comitê Olímpico Internacional aos atletas russos equivaliam a “neo-nazismo”. O COI suspendeu a Rússia dos Jogos de 2024 no ano passado, mas deu luz verde para que seus atletas competissem como neutros, desde que não apoiassem ativamente a guerra na Ucrânia.