Nessa sexta-feira (29), foi publicado mais um episódio da série Entendendo a Palestina. Produzida pela Causa Operária TV, a série, que chega ao seu sexto capítulo, tem como objetivo esclarecer as confusões e as mentiras que existem em torno do problema da luta do povo palestino.
O episódio recém-lançado, intitulado Por que defendemos o fim do Estado de ‘Israel’, explica essa que é uma questão fundamental na luta em defesa da Palestina. Desmentindo, com isso, a propaganda sionista de que esta é uma reivindicação “antissemita”.
“Pedir o fim de um Estado não significa exterminar o povo que lá habita. Estados surgiram e desapareceram ao longo da história várias vezes, sendo substituídos por outros”, afirmou o apresentador do programa.
Em seguida, o vídeo explica como surgiu “Israel” e o compara com o apartheid na África do Sul, comprovando como a defesa do fim do Estado de “Israel” é uma posição democrática:
“Na época do apartheid, não seria democrático pedir um Estado para os brancos e outro para os negros. O correto era pedir o fim do Estado do apartheid, a criação de um Estado democrático onde todos pudessem viver com os mesmos direitos. Ou seja, um Estado em que a maioria de negros pudesse viver ao lado da minoria dos europeus que ainda desejassem se manter na África do Sul.”
Confira, abaixo, o sexto episódio da série Entendendo a Palestina na íntegra: