As chuvas no Rio Grande do Sul têm castigado seus moradores devido ao abandono promovido pelo governo neoliberal de Eduardo Leite eleito no último pleito. A catástrofe é devastadora e, no último domingo, dia 12 de maio, uma ponte sobre o rio Caí, que liga Nova Petrópolis e Caxias do Sul, cedeu parcialmente após as fortes chuvas.
A ponte teve uma pilastra comprometida e fissuras, diante de um desabamento ela foi interditada. A ponte tem ligação com a BR116, devido às condições precárias, foi interditado o fluxo no KM 174.
No domingo (12), durante o dia, era possível ver que as juntas de dilatação da ponte estavam com uma folga anormal, e o asfalto começava a rachar em algumas partes. À noite, motoristas conseguiram perceber que um pedaço da ponte havia cedido. Nem pedestres podem atravessar por ali.
Também no domingo (12), uma pessoa morreu em um deslizamento em Caxias do Sul. A terra atingiu um prédio da Secretaria Municipal de Obras, que desmoronou e matou um servidor público, de 49 anos. Outra pessoa ficou ferida e foi socorrida.
Entretanto, a política criminosa do governo estadual tucano em lidar com os desastres naturais no Rio Grande do Sul não passou despercebida. A falta de investimentos em prevenção e resposta a desastres provocou indignação em todo o País, com especialistas e ativistas denunciando a priorização dos interesses econômicos em detrimento da segurança e do bem-estar da população.