Na última quinta-feira (18), a polícia de Ohio, nos EUA, assassinou um homem negro o asfixiando até a morte. Frank Tyson, de 53 anos, foi imobilizado no chão e chegou a dizer repetidas vezes a frase: “não consigo respirar”.
Uma gravação foi divulgada depois que imagens da câmera corporal de um dos policiais envolvidos foram liberadas pelo Departamento de Polícia de Canton.
Os policiais, identificados como Beau Schoenegge e Camden Burch, tentam deter Tyson, que diz: “estão tentando me matar”. Uma vez algemado, um dos oficiais coloca o joelho em cima do corpo do homem, que passa a repetir que não consegue respirar. O policial pede que ele se acalme e pare de lutar, e Tyson responde, mais uma vez: “não consigo respirar, você está no meu pescoço”. Ao todo, o policial deixou o joelho em Tyson por cerca de 30 segundos.
O caso remete ao assassinato de George Floyd em 2020, que deu origem a gigantescas manifestações de rua em todos os Estados Unidos. A polícia norte-americana segue assassinando a população da mesma forma.