No ano que marca o centenário da morte de Vladimir Lênin, o Partido da Causa Operária (PCO) dará início à 49ª edição de sua tradicional Universidade de Férias. O evento, que acontecerá de 27 de janeiro a 5 de fevereiro no Acampamento Hotel Emanuel Araçoiaba da Serra, em São Paulo, promete ser um marco para a formação marxista no País.
O tema central desta edição baseia-se na obra “Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo”, de Lênin. O presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, será o responsável por ministrar as palestras.
O curso, que já se tornou uma tradição na esquerda brasileira, abordará não apenas as teorias do imperialismo, mas também temas relevantes para a luta da classe trabalhadora, incluindo a Revolução Russa, a Revolução Chinesa, a Revolução Cubana, e a vida e obra de teóricos como Marx, Trótski e, é claro, Lênin.
O Acampamento Hotel Emanuel Araçoiaba da Serra, situado a 130 km da capital paulista, oferece acomodações para centenas de participantes, com quartos para casais e solteiros, além de espaços para acampamento. Com salas, auditórios e restaurantes, o local é ideal para a realização de um evento tão significativo.
Além das atividades acadêmicas, a Universidade de Férias proporciona momentos de lazer, com piscinas, quadras poliesportivas e um parque infantil. A combinação única de estudo e descontração cria uma experiência socialista enriquecedora para os participantes.
As diversas piscinas do local ficam abertas para que os participantes desfrutem e se refresquem durante todo o momento, com exceção dos momentos em que o curso é apresentado, e geralmente são organizadas diversas atividades como competições de nado, vôlei na piscina e outros jogos. Além disso, a presença de um enorme tobogã para adultos e crianças torna a experiência ainda mais emocionante.
Ainda, haverá os jogos de salão, como sinuca, jogos de cartas, pingue-pongue, pebolim, xadrez e alguns outros jogos de tabuleiro. O salão de jogos fica também aberto para o livre acesso dos participantes, com sessões e campeonatos organizados pela direção do acampamento.
Para os adultos, um bar aberto para atender todas as necessidades com um grande número de drinks, refrigerantes, doces e outros lanches para serem consumidos nos momentos de lazer dos participantes.
É tradição dos Acampamentos de Férias que sejam organizadas sessões de cinema, bem como gincanas realizadas para estimular o trabalho em equipe e a interação entre os participantes de todo o Brasil.
O acampamento sempre conta com palestras além das aulas, que trazem temas candentes aos militantes e simpatizantes do Partido, que preparam os participantes para travar a batalha no campo das opiniões e enriquecem a visão de mundo dos participantes.
Os passeios, outra atividade característica dos acampamentos da AJR, sempre levam os militantes a experiências muito ricas e divertidas, como, por exemplo, foi no último acampamento, no Pé do Pico do Jaraguá, em que os participantes puderam fazer uma trilha até o pico do Jaraguá, ponto em que toda a cidade de São Paulo fica a vista.
No final do acampamento, sempre é realizado um campeonato de futebol entre os representantes das diferentes regiões do País.
Em meio a uma das maiores crises das últimas décadas, o curso abordará a evolução da luta nos países atrasados contra o domínio de potências como Estados Unidos, França e Inglaterra. Com reviravoltas políticas na África, na América do Sul e no Oriente Médio, a Universidade de Férias destaca a importância de compreender as bases teóricas para a luta contra o imperialismo.
Ainda é possível se inscrever para a 49ª Universidade de Férias do PCO, um evento que une aprofundamento teórico, momentos de lazer e uma experiência única de convívio com militantes marxistas. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone: 11 99741-0436 ou acesse o sítio unimarxista.org.br.