O candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, teve suas contas nas redes sociais suspensas na sexta-feira (25). Entretanto, o candidato já possui – no momento de redação desta matéria – mais de 2,5 milhões de seguidores em uma conta de Instagram reserva. A política de censura e perseguição contra o candidato da extrema-direita faz apenas com que este crescesse.
As contas de Pablo Marçal no Instagram, TikTok, Discord, Youtube e seu site oficial foram suspensos por uma decisão liminar por decisão do juiz da 1a Zona Eleitoral, Antonio Maria Patiño Zorz, até o fim do período eleitoral. Em caso de descumprimento da decisão há pena de multa diária de R$10 mil. A decisão foi tomada em uma ação movida pelo PSB, partido de Tabata Amaral.
A alegação contra o candidato do PRTB é de que este estaria promovendo a cooptação e remuneração de seguidores para a produção em massa de cortes para as redes sociais. Seus seguidores estariam recebendo prêmios que chegariam à casa de R$10 mil para promover o conteúdo do candidato.
Marçal disse em live que o processo é ilegal e que apenas aceleraria a sua vitória eleitoral:
“Vão derrubar as minhas redes sociais por causa de uma invenção jurídica. Obrigado por vocês me perseguirem. Toda perseguição acelera o processo. Derrubem minhas redes sociais que vocês vão ver, vou aparecer até dentro da sua geladeira”.
Segundo a defesa de Marçal a decisão foi “absolutamente ilegal, arbitrária, desproporcional e irrazoável”, alegando que ferir a liberdade de expressão do candidato e impondo censura prévia.
Na manhã deste domingo (25) o candidato teve sua primeira rede social suspensa. A rede social chinesa TikTok suspendeu a conta de Pablo Marçal a partir da limiar.
Acuados pelo crescimento de Marçal após o vergonhoso debate eleitoral – marcado por xingamentos e baixarias de todos os lados – a esquerda pequeno-burguesa e, obviamente, a direita partiram para a censura do candidato do PRTB. A decisão do juiz além de antidemocrática é caracterizada como censura prévia. Atropelando o artigo 5° da Constituição, as ações de Tabata e seu partido são uma afronta à democracia.
O processo, apesar de suspender as contas do candidato, teve efeito contrário ao esperado. Suas contas secundárias cresceram exponencialmente, conseguindo mais de 2 milhões de seguidores em apenas 15 horas. Além disto, apresenta-se na frente das pesquisas do DataFolha 21% de intenção de voto – ultrapassando Ricardo Nunes (MDB) e quase empatando com Guilherme Boulos (PSOL).
A perseguição judicial contra a extrema direita é uma gigantesca farsa. A perseguição ao bolsonarismo fez não apenas que Bolsonaro crescesse, mas que surgisse outra figura similar.
Assim como o caso do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Trump foi extremamente perseguido pela máquina judicial norte-americana. Porém, o único resultado desta empreitada foi o crescimento de sua popularidade e seu favoritismo para a vitória das eleições americanas de 2024.
Como apontou o presidente o Partido da Causa Operária, Rui Costa Pimenta, a extrema direita é um fenômeno social e os métodos de luta contra ela não são os da aliança com a burguesia supostamente democrática.