Na quinta-feira (18), Lula iniciou uma “turnê” pelo Nordeste anunciando novos investimentos na região. Ao lado do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, o chefe do Executivo brasileiro anunciou a retomada de investimentos na Refinaria Abreu e Lima (RNEST). A gigante petrolífera brasileira pretende investir seis bilhões de reais na construção do trem dois na unidade.
Na cerimônia, que ocorreu em Ipojuca, Pernambuco, Lula afirmou que, com o investimento da Petrobrás, a estimativa é que sejam gerados cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, além de um acréscimo de cerca de 13 milhões de litros de diesel S10 por dia à capacidade de produção nacional.
Os dados apresentados pelo presidente brasileiro mostram a importância que a exploração de petróleo tem para a economia brasileira. Além de ser um recurso natural valiosíssimo, responsável pela manutenção de praticamente qualquer indústria, o próprio processo de extração do chamado ouro negro já tem frutos essenciais para o desenvolvimento nacional, como é o caso da geração de dezenas de milhares de empregos.
Este anúncio mostra, inclusive, como a ação de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente que, por meio do Ibama, impediu a prospecção de petróleo em partes da Margem Equatorial, representa um entrave ao desenvolvimento nacional: o Nordeste e o Norte são as regiões mais pobres do País. Uma geração de empregos como essa representa uma evolução na economia local que é a diferença entre a vida e a morte para milhões de brasileiros.
Nesse sentido, a decisão do governo de aumentar os investimentos nas refinarias da Petrobrás é extremamente positiva. Todo o petróleo brasileiro deve ser explorado, e esta riqueza natural valiosa deve ficar nas mãos dos trabalhadores, e não ser vendida ao estrangeiro.