Nesta segunda-feira, 20 de maio, o presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, em nome do Comitê Central Nacional da agremiação trotskista, expressou sua solidariedade ao povo iraniano e à República Islâmica do Irã diante da morte Sayyid Ebrahim Raisol-Sadati, presidente do país persa.
A morte do presidente iraniano foi confirmada no dia 20 de maio após mais de 12 horas em sua procura. O helicóptero em que se encontrava caiu em uma região acidentada, de difícil acesso, na fronteira entre o Irã e o Azerbaijão. A descoberta do local exato onde ocorrera o incidente só foi possível após esforços do governo iraniano e de países aliados, como a Turquia e a Rússia.
Considerado por muitos analistas como o possível sucessor do aiatolá Ali Khamenei, Sayyid Ebrahim Raisol-Sadati ocupava um papel importante no regime iraniano, tendo desempenhando um papel significativo na luta anti-imperialista que a República Islâmica vem desempenhando.
Leia abaixo a nota da Direção Nacional do PCO:
Nota de Solidariedade ao povo iraniano e à República Islâmica do Irã
O Partido da Causa Operária vem por meio desta nota expressar sua mais profunda solidariedade com o povo iraniano e com a República Islâmica do Irã em razão do incidente que levou à queda de uma aeronave onde estavam presentes autoridades diversas, incluindo o senhor presidente da República do Irã, Sayyid Ebrahim Raisol-Sadati. Infelizmente as autoridades vieram a óbito. Expressamos nossa solidariedade às famílias e temos confiança de que a nação superará a perda e seguirá firme no caminho de enfrentamento com o imperialismo.
Rui Costa Pimenta, Presidente Nacional do PCO, em nome do Comitê Central Nacional
São Paulo, 20 de maio de 2024