O Partido da Causa Operária realizou neste domingo, 4 de agosto, a primeira edição do mini curso online de apresentação do Partido para os novos companheiros que desejam entrar na militância revolucionária do PCO.
A iniciativa organizada pela direção do PCO foi responsável por reunir companheiros de todo o Brasil para explicar o que é Partido, a sua história e os objetivos da militância revolucionária no Brasil. A apresentação aos contatos ficou a cargo de experientes companheiros do Partido, como o dirigente da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), coletivo de jovens do PCO, o companheiro João Pimenta, bem como pela dirigente nacional do PCO, a companheira Natália Pimenta.
A atividade obteve mais de uma centena de interessados, que se inscreveram para acompanhar ao vivo e tirar dúvidas, consolidando mais um passo rumo à incorporação de centenas de novas pessoas ao PCO. Neste evento, a companheira Natália explicou para os recém-chegados a trajetória política do Partido, desde antes da sua fundação, quando ainda era uma corrente revolucionária dentro do PT.
Natália destacou que a história do PCO no interior do PT sempre esteve ligada à “luta pela construção de um Partido que possuísse um programa verdadeiramente operário e revolucionário”. A dirigente explicou os momentos decisivos travados pela então corrente Causa Operária, da participação de seus militantes em momentos históricos como as greves do ABC, a queda da ditadura, a formação da maior central sindical da América Latina, a CUT, e da construção de um Partido revolucionário.
Natália explicou como se desenvolveu esta luta, esclarecendo aos novos companheiros a história do Partido, que como organização corresponde a uma época de grande luta e radicalização da classe operária brasileira, uma diferença fundamental do PCO para outras organizações ditas revolucionárias no País.
A dirigente também destacou pontos importantes da trajetória política do Partido já quando formado como tal, como as primeiras eleições, a perseguição política feita pelo judiciário desde aquela época, como também a participação do Partido em momento decisivos da história recente do País. O grande destaque nesse sentido se deu pela exposição da luta travada pelo PCO contra o golpe de Estado realizado em 2016 para retirar do poder a presidenta eleita Dilma Rousseff. O PCO naquele momento destacou-se como a única organização que, desde 2013, denunciava a operação golpista.
Posteriormente o Partido se destacou pela liderança na luta contra a prisão e posteriormente pela liberdade de Lula, preso político pela operação Lava Jato e pelo regime golpista. Após isso, o Partido ganhou grande destaque nacional, relembra Natália, e passou a assumir a liderança da campanha pelo “Fora, Bolsonaro”, “Lula Presidente”, e agora pela luta contra o imperialismo e na defesa da revolução palestina.
João Pimenta, por sua vez, destacou a importância e caracterizou a luta revolucionária travada pelo PCO. Explicou o que de fato é uma militância revolucionária, o que faz do PCO este partido ativo diante dos principais acontecimentos no País e em todo mundo, como também esclareceu os fundamentos teóricos do marxismo que norteiam a atividade militante do Partido da Causa Operária.
As apresentações serviram como uma forma de os contatos tirarem dúvidas e serem esclarecidos sobre a atividade e a importância de se somarem ao PCO na construção de um Partido revolucionário no Brasil, uma importância que neste momento não se dá apenas no caráter nacional, como também, na luta internacional contra o imperialismo.
Os contatos, por fim, foram convidados a se cadastrarem em nossa lista de incorporação e se juntarem à militância do PCO. O mini curso foi extremamente vitorioso e possibilitou a incorporação de dezenas de novos militantes ao Partido, uma consolidação dos acertos políticos do PCO e de seu programa revolucionário.