No dia 31 de dezembro de 2023, último dia do ano, ocorreu o Réveillon Vermelho, tradicional festa da esquerda realizada pelo Partido da Causa Operária (PCO). No evento, foi apresentado um vídeo comemorativo, uma homenagem aos combatentes da resistência armada palestina e um verdadeiro chamado à luta produzido por militantes do Partido da Causa Operária.
O vídeo, que se inicia citando a famosa frase de luta de um combatente do Hamas, “vocês que ainda não lutam, não chorem por nós. Nós estamos vivos, e vocês estão mortos por dentro”, foi produzido pela Causa Operária Produções, composta por militantes do Partido. No vídeo, são apresentados diversos trechos de outros vídeos feitos pelos diversos movimentos da resistência armada palestina e seus partidos, como o Hamas, a Jiade Islâmica e a Frente Popular para a Libertação da Palestina. Além disso, também há trechos de manifestações de apoio de todo o mundo à causa da Palestina livre e seus movimentos armados.
O vídeo ainda conta com a música de Alain Bashung, Immortels, tocando de fundo.
Além dos vídeos de combatentes e manifestantes, trocas de prisioneiros, orações de membros das organizações da resistência armada, o vídeo também conta com trechos de falas do presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, em que diz:
“A nossa posição, posição do PCO, é 1.000% com o Hamas. Não é 100, não é 200 e não é 300. É 1.000% com o Hamas.”
“Uma obrigação de todas as pessoas conscientes é defender o Hamas. Defender a luta do povo palestino. O Hamas é a organização armada do povo palestino, a luta deles é a nossa luta.”
“Nós não vamos abrir mão do direito sagrado de defender aqueles que lutam porque eles são caluniados pela imprensa burguesa podre, pelo sionismo, pela imprensa burguesa podre internacional e pelo imperialismo. Não vamos abrir mão desse direito”.
“Nós vamos aparecer com a bandeira das outras organizações que lutam nas manifestações. O Hamas é a mais importante, mas apoiamos a luta de todas as organizações que estão lutando de armas na mão contra o monstro sionista.”
Após os trechos com as falas de Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária e histórico dirigente revolucionário, João Jorge Caproni Pimenta, também dirigente do Partido da Causa Operária, tem seu discurso em um ato em defesa da Palestina retratado no vídeo. A seguir, confira o que ele diz:
“A Palestina está se defendendo do genocídio há 75 anos, e nós saudamos os heróis que estão enfrentando o exército de Israel. Eles falaram que não podia chamar uma salva de palmas para esses heróis, então eu queria aqui chamar: uma salva de palmas ao Hamas, à Jiade Islâmica, a todos os grupos que estão defendendo a Palestina. E eu quero dizer ainda uma coisa: a ocupação de ‘Israel’ na Palestina vai acabar. Vai acabar com o mundo inteiro pressionando eles, vai acabar com o Hesbolá entrando na luta, vai acabar com o Irã ajudando a derrotar eles. Aqui, no Brasil, nós temos que defender a luta de todos os palestinos. Vocês serão lembrados e vocês vencerão. Viva a Palestina!”, disse João Jorge Pimenta, no vídeo em que aparece proferindo poderoso discurso num ato em defesa da Palestina, sendo amplamente aplaudido.
O Partido da Causa Operária homenageou a luta do povo Palestino por sua libertação seguindo o tom de seus esforços no segundo semestre do ano de 2023, desde a Operação Dilúvio al-Aqsa, em que tem se mantido firmemente nas ruas lutando e convocando todos a luta em defesa da Palestina. O Partido também tem produzido materiais e distribuído panfletos, cartazes e afins, com uma estimativa de que no ano de 2024 serão produzidos um total de 5 milhões de materiais para distribuição, defendendo o povo palestino e sua resistência armada.