No Rio de Janeiro o PCO saiu às ruas mais uma vez em defesa da Palestina! O ato convocado pelo Comitê de Solidariedade a Palestina contou com diversas organizações de esquerda. O PCO levou seus materiais em defesa do Hamas bem como bandeiras do Irã, do Líbano e do Hesbolá.
Vinicius Rodrigues, militante do PCO e apresentador do Plantão Palestina, esteve presente no ato e declarou: “o ato teve um aspecto muito positivo, que foi que agrupou vários grupos da esquerda, na rua, poucos dias após a eleição, mesmo sem uma grande convocação. Isso mostra que há uma tendência muito grande de luta da população em defesa da Palestina e em defesa do Líbano”.
Sobre a atuação do PCO, ele afirmou: “a nossa participação foi muito importante, porque nós seguimos sendo o único grupo que defende abertamente a resistência armada, o Hamás, o Hesbolá. Há outros grupos que têm essa tendência, que têm essa política, como o próprio Comitê de Solidariedade da Palestina, os companheiros da Liga dos Camponeses Pobres, que tem um movimento estudantil aqui no Rio de Janeiro. No entanto, a defesa deles é um pouco mais discreta, não defendem abertamente o Hamas em suas falas. Mas o grande problema são as outras falas que até hoje não evoluíram para uma defesa real da luta do povo palestino”.
Concluiu: “foi um momento importante, convocamos o ato do G20 já, pegamos contatos já para organizar esse ato do G20, que será aqui no Rio de Janeiro, e vamos manter a luta nas ruas nesse momento”.