Com o início de um ano novo, o Partido da Causa Operária estréia uma nova série na Causa Operária TV. 2024 é o ano em que se faz 100 anos da morte de Vladimir Ilich Ulianov, mais conhecido pelo pseudônimo Lênin ou Lenine. O grande revolucionário russo morreu no dia 21 de janeiro de 1924, aos 53 anos de idade em Moscou.
Por isso o PCO lançou a série que vai ao ar todas às quintas-feiras às 12h30 através do Programa Marxismo. A série irá durar o ano todo, mas os programas relacionados ao tema – Lênin – não serão um seguido do outro, mas sim espaçados durante 2024. Nesta última quinta-feira (4) tivemos o primeiro episódio com o seguinte título: Lênin, 100 anos – O papel histórico de Lênin.
Também em janeiro do ano corrente, mais precisamente no dia 21 de janeiro, teremos o início da Universidade de Férias, como todo acampamento, ele é acompanhado de um curso. O tema do curso será justamente o livro de Lênin: Imperialismo, a Fase Superior do Capitalismo. Esta obra começou a ser preparada em 1915, foi escrita entre janeiro e junho de 1916 e publicada em 1917.
Para além da série no Programa Marxismo, o PCO irá realizar várias atividades ligadas ao assunto ao longo do ano. O Partido preza muito pela formação política de seus militantes e todos aqueles que orbitam o PCO de alguma forma. Todos que acompanham os programas da COTV tem essa mais nova grande apresentação feita por ninguém menos que Rui Costa Pimenta.
Neste primeiro programa, Rui apresentou um dos mais importantes militantes do Partido Operário Social Democata da Rússia, que construiu o Partido Bolchevique, construiu também a Internacional Comunista, foi o principal dirigente da revolução russa de 1917 e ainda um dos principais teóricos do marxismo.
“Depois de Marx e Engels (Lênin) foi a principal personalidade teórica e intelectual do marxismo. E além disso ele foi também, o homem que mostrou na prática a validade das teses do marxismo, através da luta revolucionária” – afirma Rui Costa Pimenta.