Na quinta-feira (29), um oficial do governo dos EUA afirmou à CNN que o Estado de “Israel” se prepara para uma invasão do Líbano nos próximos meses. Em suas palavras: “estamos operando sob a suposição de que uma operação militar israelense está nos próximos meses. Não necessariamente nas próximas semanas, mas talvez mais tarde nesta primavera. Uma operação militar israelense é uma possibilidade distinta”.
Ele ainda afirmou: “acredito que o que Israel está fazendo é que estão levantando essa ameaça na esperança de que haja um acordo negociado. Alguns funcionários israelenses sugerem que é mais um esforço para criar uma ameaça que possam utilizar. Outros falam disso mais como uma necessidade militar que vai acontecer”.
A guerra entre “Israel” e o Hesbolá do Líbano escala a cada dia. Os israelenses bombardeiam cada vez mais adentro do território libanês. Em resposta, o Hesbolá também amplia os seus ataques. No entanto, a escala da guerra no norte seria dezenas de vezes maior que em Gaza. Com um dano gigantesco para o Estado de “Israel” e a vitória nada garantida dado que “Israel” foi derrotado pelo Hesbolá em 2006 e organização só se fortaleceu.