Após a vitória de Nicolás Maduro nas eleições venezuelanas em domingo (28), manifestações golpistas começaram no país. Um observador eleitoral russo, o deputado Alexei Volotskov se pronunciou sobre essas manifestações.
“Isso é definitivamente financiamento do exterior, e tais visões radicais de jovens com mentalidade de hooligans que podem estar procurando ganho econômico nesta questão — pegar alguma propriedade, quebrar algo e roubar, provavelmente tudo isso é multiplicado“, disse Volotskov.
“Hoje, das janelas do nosso hotel, vimos como os manifestantes alcançaram um policial em uma motocicleta, derrubaram-no, pegaram a motocicleta e fugiram nela. Isso prova mais uma vez que há também um componente de propriedade e econômico aqui, ou seja, as pessoas nesses distúrbios estão tentando encontrar algum tipo de uso econômico para si mesmas. Roubo e banditismo, multiplicados pelo apoio e financiamento — não há nada a esconder — do Estado americano, que tem seus próprios interesses aqui e financia tanto a oposição quanto os confrontos que estamos testemunhando atualmente, estando na Venezuela, em Caracas“, acrescentou.
As manifestações violentas na Venezuela após as eleições são uma ação encenada e não são capazes de influenciar o processo eleitoral, concluiu Volotskov.