No último sábado (1º), o Real Madrid se consagrou campeão da Champions League pela 15ª vez na história. No Estádio Wembley, em Londres, o lateral-direito Dani Carvajal e o atacante Vinicius Júnior (Vini Jr.) marcaram os gols da vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund.
O destaque da partida e da competição europeia não foi nenhum europeu, mas justamente o jogador brasileiro Vini Jr., que levou, também, o troféu de melhor jogador da Liga dos Campeões (craque da Champions). É o segundo troféu do brasileiro na competição, na temporada 2021/2022, o craque foi eleito melhor jogador jovem pelo Real Madrid. Na ocasião, o time espanhol também levou o título para casa.
Com um desempenho exemplar, em 10 jogos, Vini Jr. marcou seis gols, incluindo um na final que consolidou a vitória. Ainda deu cinco assistências em 901 minutos de jogo.
O fato mostra que o futebol brasileiro permanece no topo, como o melhor futebol do mundo. Além de Vini Jr., outros atletas brasileiros brilham no futebol europeu, como Rodrygo, também do Real Madrid.
Finalmente, o que há de bom no futebol na Europa é justamente os jogadores brasileiros, que sempre se destacam em meio ao futebol burocrático e depressivo dos europeus.