Na terça-feira (10), a Seleção Brasileira foi derrotada pelo Paraguai nas eliminatórias da Copa do Mundo. O golaço, aos 20 minutos do 1º tempo, foi de Diego Gómez. O Brasil não perdia para o Paraguai há 16 anos. A Seleção não conseguiu se estrutura para virar o jogo, o que levantou, como sempre, muitos debates. Mas um fator é certo, o povo clama pelo retorno de Neymar, o melhor jogador do mundo, à Seleção.
Ao contrário do que diz a imprensa burguesa, as eliminatórias da América Latina são as mais difíceis do mundo. A classificação não é complicada, pois apenas 3 são eliminados, no entanto, quase todas as seleções tem bons jogadores, muitos jogam no Campeonato Brasileiro, o mais competitivo do mundo.
Juca Simonard, editor da revista Zona do Agrião, comentou: “uma boa parte dos jogadores das seleções sul-americanas jogam no Brasileirão, que é conhecido como um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Esses caras estão acostumados a enfrentar adversidades e sabem como lidar com dificuldades em campo. O problema que eu vejo em convocar tantos jogadores que atuam na Europa é que muitos deles jogam em times onde a competição é moleza”.
Ele destaca o Real Madrid: “tirando a Champions League e talvez confrontos com times como Barcelona e Atlético de Madrid, o Real Madrid, por exemplo, passa o ano jogando contra adversários mais fracos”.
E então conclui: “aqui no Brasil, a situação é diferente. É difícil o líder do campeonato vencer o lanterna com facilidade, todo jogo é complicado. Não é coincidência que a gente tem perdido para seleções com muitos jogadores atuando no Brasileirão. Jogadores como Danilo e Bruno Guimarães, que atuam fora, muitas vezes jogam um futebol burocrático, sem muita criatividade”.
Para além disso fica claro que desde a lesão de Neymar a Seleção se desregulou completamente. O jogador consegue compensar pelos defeitos do time. Isso ficou evidente no jogo da Copa de 2022, Brasil e Croácia. Se fosse por Neymar o jogo teria sido uma vitória do Brasil.
Até figuras da imprensa burguesa, como Craque Neto, tiveram de se retratar e afirmar que Neymar é crucial para a Seleção. Nas redes sociais o clamor foi gigantesco. O povo brasileiro clama pelo retorno de Neymar.