No momento em que escrevo essa coluna, nesta quarta-feira à tarde, o Botafogo se prepara para enfrentar, à noite, o Redbull Bragantino pela Terceira Fase da Pré-Libertadores.
Nas redes sociais, vejo uma garotada acompanhando a Liga dos Campeões, que eu acho, particularmente, chata — apesar de ter de acompanhar pelos ossos do ofício. Fala-se em Mbappé decidindo pelo PSG, de Harry Kane pelo Bayern, do jogo do Real Madrid contra o Redbull Leipzig, entre outras coisas.
Mas o jogo mais importante da semana, no mundo, é o que definirá qual dos dois brasileiros que disputaram a Pré-Libertadores irá se classificar para a Fase de Grupos.
A importância é principalmente do ponto de vista botafoguense. Para torcedores e jogadores alvinegros, é hora da redenção, e este jogo pode definir o futuro do restante da temporada.
Após um primeiro turno no Campeonato Brasileiro espetacular em 2023, o Botafogo deixou escapar o título nacional em uma das maiores “pipocadas” da história do futebol. Mas, para piorar, nem sequer garantiu sua vaga direta à Libertadores, ficando na 5ª posição.
O sonho virou um trauma. E, agora, o peso da classificação na Libertadores está todo em cima do Botafogo, que precisa se classificar para retomar a confiança da torcida, magoada pelo fantasma de 2023.
O bom é que o Glorioso está em um momento bom, saindo de três vitórias consecutivas (duas goleadas, uma delas no clássico contra o Fluminense), desde a demissão do técnico Tiago Nunes. Mas precisa manter o rendimento se quer passar pelo Bragantino, que tem um ótimo rendimento jogando fora de casa na temporada. Em seis jogos disputados no estádio do adversário (cinco no Paulistão e um na pré-Libertadores), foram quatro vitórias e dois empates.
Se Tiquinho jogar o que jogou contra o Aurora na goleada por 6 × 0, a classificação está garantida. Por outro lado, o Bragantino fez duas más atuações contra o Águilas Doradas na Segunda Fase. Mas isso é futebol, cada jogo é um jogo.
O fato é que o Botafogo precisa aproveitar o primeiro jogo em casa para garantir sua classificação virtualmente. Fazer a melhor partida do ano para não comprometer o restante da temporada. O time tem um elenco forte, gastou-se bastante para ter um time competitivo para disputar a Libertadores. A eliminação seria um desastre.
A classificação, porém, seria uma redenção parcial do elenco que deixou o Brasileiro de 2023 escapar. Por isso, é o jogo mais importante da semana. Estamos falando da história de um gigante do futebol mundial que, após décadas de crise, está trabalhando para retornar ao caminho das glórias.