Nesta sexta-feira (6/12), será realizado o lançamento do livro O Hamas conta seu lado da história na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. O evento será no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMETAL), às 19h, e contará com a presença de Antônio Carlos, membro da Executiva Nacional do Partido da Causa Operária.
Repressão contra o movimento pela Palestina
Além de defender “Israel”, Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba, criou uma lei que torna crime defender a resistência palestina, um enorme ataque à liberdade de expressão.
Manga é autor de uma lei dedicada a atacar os direitos políticos e promover a censura na cidade, mesmo sendo filiado a um partido da base bolsonarista, grupo que, demagogicamente, diz defender direitos democráticos, como a liberdade de expressão e de reunião.
Logo no início da atual campanha genocida empreendida por “Israel” contra o povo palestino, em sessão extraordinária ocorrida no dia 19 de outubro de 2023, a cidade aprovou uma lei estabelecendo multas para quem “exaltar atos praticados por grupos extremistas que configurem terrorismo ou crimes praticados contra a humanidade”.
A lei foi aprovada na Câmara dos Vereadores com 16 votos a favor e apenas quatro contrários. Com isso, a esquerda pode ser enquadrada no crime imaginário de “exaltar atos praticados por grupos extremistas” apenas por defender o direito do povo palestino de lutar contra a ocupação de suas terras, acarretando, inclusive, multas de 50 mil reais se a manifestação julgada não for interrompida e sanção de 10 mil reais para indivíduos.
Ainda de acordo com uma matéria da revista Veja, “nos últimos meses, Manga ganhou notoriedade por investir pesado no discurso pró-Israel e anti-Hamas como estratégia para atrair o eleitorado conservador e evangélico da cidade. Ainda em outubro, nas primeiras semanas da guerra na Faixa de Gaza, o mandatário viajou até Brasília para acolher cidadãos de Sorocaba resgatados da Palestina pelo governo federal e levá-los de volta para o interior paulista por táxi aéreo, encenando uma suposta participação da prefeitura na operação de repatriação da Força Aérea Brasileira (FAB)”.
Fica claro que a cidade é palco de um ataque muito grande ao movimento em defesa da Palestina e contra o Estado nazista de “Israel”. Por esse motivo, o lançamento de O Hamas conta seu lado da história será mais importante ainda, e contará com a presença de diversas organizações, como PT, FNL, Comitês de Luta etc. Não perca!
Serviço
- Data: sexta-feira, 6 de dezembro
- Horário: 19h
- Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMETAL), Rua Júlio Hanser, 140
- Contato: (15) 98823-5946