Nesta terça-feira (8), foi ao ar o Programa de Índio, programa tradicional da Causa Operária TV, trazendo os apresentadores Marcelo Batarce, Daniel Lemes e Josiel Machado, que denunciaram um crime que vem acontecendo no estado do Mato Grosso do Sul. O Distrito Sanitário Especial Indígena está simplesmente descumprindo o artigo 231 da Constituição, que garante o reconhecimento do direito de auto-organização social dos índios.
O ataque se dá pela retirada dos índios escolhidos por seus semelhantes de seus cargos, sendo substituídos por pessoas de fora, representantes dos interesses da direita sul-mato-grossense e que sequer falam a língua das populações que estão sendo postas para atender, com a óbvia intenção destes servirem de cabo eleitoral para este opressor sistema político durante as eleições municipais que ocorrerão no final deste ano.
Em um nível ainda mais profundo de descaso as populações guarani caiouá e demais etnias, isto serve apenas para benefício da elite política local. Os índios também denunciam que foram organizados concursos para a área da saúde na região, se colocam critérios que, na prática – e claramente de maneira proposital -, impedem os índios de atuarem na localidade, com critérios para beneficiar indivíduos alienígenas aos índios.
Com isso, os grandes fazendeiros e latifundiários do Estado contam com burocratas sem nenhum apego à população que atendem e que estão tão somente interessados em seus próprios interesses, em ganhar seus altos salários, ajudando o sistema de saúde a ficar em sua atual situação, totalmente inoperante, sem os recursos necessários para um funcionamento minimamente decente e fornecendo um atendimento indigno aos índios. Vê-se então a real necessidade de cada comunidade se autogerir, conforme defendido pelos apresentadores.
Para ver as denúncias na íntegra e demais assuntos discutidos no programa veja o vídeo: