Após um ano de grande importância para a luta dos povos oprimidos em todo o planeta, o Diário Causa Operária fez um balanço dos acontecimentos e viu crescer sua participação em meio às lutas dos palestinos e de outros povos contra o imperialismo. No Brasil, viu-se a importância premente de uma imprensa revolucionária. É nesse sentido que convidamos todos que acompanham o Diário a participar de sua realização, integrando a sua equipe de redatores. Quem sempre teve vontade de ser um redator e de integrar esse importante órgão da imprensa, terá a oportunidade de fazê-lo agora.
O Diário Causa Operária é o maior órgão de imprensa partidário da esquerda brasileira. Completando 19 anos de existência em 2024, o DCO orienta e informa militantes e ativistas não só no Brasil, mas em diversos lugares do mundo. No ano de 2023, alcançou milhões de pessoas, mesmo com a sabotagem imposta pelos monopólios da comunicação, como o Google. Trata-se de uma referência sem igual para todos que queiram acompanhar a política nacional e internacional em língua portuguesa.
Não é para menos, após mais de 7340 edições já publicadas, já superando as 40 matérias publicadas regularmente, com polêmicas, artigos sobre cultura, política internacional, movimento operário, luta das mulheres, luta dos negros e outros temas. Sempre tratando dos fatos e acontecimentos segundo os interesses dos trabalhadores e das classes oprimidas do mundo.
Na atual campanha pela Palestina, o Diário se consolidou como o órgão de imprensa nacional com a maior cobertura sobre a crise. Desde o dia 7 de outubro, data da Operação Dilúvio de Al-Aqsa, foram mais de 1600 matérias publicadas, contando os acontecimentos do conflito, tecendo análises, denunciando os crimes do estado fascista de “Israel” e procurando mobilizar a população para sair em apoio dos palestinos.
O DCO alcançou esse patamar de importância graças à sua política e à disposição militante de seus redatores e colaboradores em geral. Sem receber um centavo da burguesia e com estrutura totalmente construída a partir da luta do PCO, o Diário é a prova viva da capacidade de agregação e desenvolvimento da política revolucionária.
No entanto, não queremos parar por aqui. Queremos crescer muito mais, almejamos atingir um número ainda maior de matérias e aumentar a qualidade de nossa produção. O objetivo final é ter um jornal diário impresso da classe operária. Para isso, precisamos aumentar a nossa força de trabalho e a arrecadação. A questão financeira se dará através das campanhas feitas pela internet e do desenvolvimento de uma edição especial apenas para assinantes.
E, para aumentar o número de redatores, precisamos contar com o trabalho dos companheiros que acompanham nosso Diário e que acreditem na importância de se integrar a um órgão de imprensa independente que promova a luta dos trabalhadores. Portanto, o DCO faz um chamado público para todos se voluntariarem a escrever para o jornal. A tarefa é de importância gigantesca para a luta revolucionária e pode ser levada adiante por qualquer pessoa. Convidamos, inclusive, pessoas que não tenham experiência nenhuma com a escrita jornalística. É a chance de receber o treinamento e capacitação de camaradas com ampla experiência na agitação e propaganda revolucionárias.
Embora tenha realizado feitos de grande magnitude, a equipe do Diário é pequena, se comparada com a dos jornais da burguesia, nossos oponentes diretos. O que eles fazem com centenas de milhares de funcionários e com milhões de reais vindos da burguesia e do Estado burguês, a imprensa operária precisa realizar com bem menos gente e uma fração do dinheiro. Nesse sentido, torna-se uma necessidade de primeira ordem a ajuda dos camaradas.
Quem quiser se tornar um redator do Diário Causa Operária, basta entrar em contato com a redação através do celular (11) 97160-3384 ou do endereço de e-mail contato@dco.org.br. Participe você também da construção de uma imprensa operária e independente.