No final de semana passado, estive com os militantes do PCO de Curitiba visitando o CCBP (Centro Cultural Benjamin Péret) da capital paranaense.
Os companheiros fizeram uma ação bastante interessante do ponto de vista dos arquivos das atividades recentes do Partido. Colocaram nas paredes do CCBP quase todos os cartazes publicados e distribuídos amplamente pelo PCO e os Comitês de Luta desde a época da luta pela liberdade de Lula.
Achei interessante, pois foi possível lembrar as principais campanhas do PCO desde aquela época. A luta contra a prisão de Lula, a luta pela liberdade de Lula, os atos convocados para Curitiba na carceragem da Polícia Federal, a luta pela candidatura de Lula em 2018, o chamado pelo fora Bolsonaro, a luta pela eleição de Lula em 2022. Há até um cartaz bem grande juntando duas palavras de ordem: “Fora Bolsonaro e todos os golpistas” e “liberdade para Lula”. As fotos mostram que o PCO não só fala, de fato faz!
Fiquei pensando nos incautos que repetem a campanha, atual, de que o PCO é um grupo “bolsonarista de extrema direita” porque defende a liberdade de expressão irrestrita. Fiz uma publicação nas redes sociais mostrando o absurdo dessa ideia, em total contradição com a realidade: “o PCO foi o primeiro a chamar o fora Bolsonaro e o que mais se engajou na defesa de Lula, que também foi uma vítima dos que agora querem acabar com os direitos do povo“.
Para os pseudo esquerdistas sem princípios que falam que o @PCO29 seria "bolsonarista" porque defende a liberdade de expressão irrestrita, está aí uma breve história recente das últimas campanhas do partido que encontrei no PCO Curitiba. É muito "bolsonarismo" mesmo… + pic.twitter.com/nLDbzsJeXD
— Henrique Áreas de Araujo (@henrique29areas) April 17, 2024
Não tardou para aparecer um perfil que se diz petista – permita-nos duvidar se não do petismo, mas do esquerdismo de tal perfil – para reafirmar a campanha caluniosa contra o PCO. Ignorando as fotos publicadas dos materiais, os fatos, a política e a lógica, o perfil afirma que: “o PCO não é bolsonarista porque defende a liberdade de expressão irrestrita. É ultraliberal. O PCO é bolsonarista porque defende Bolsonaro. O PCO é uma seita fascista que engana esquerdistas desavisados. 90% do seu engajamento é de extrema direita. Usam Lula como espantalho“. Para tentar provar os seus não argumentos, o perfil coloca uma imagem de uma chamada de uma matéria da golpista revista Veja com uma entrevista com Rui Costa Pimenta, ‘Bolsonaro sofre perseguição política e jurídica’, diz dirigente comunista. E isso é tudo!
O PCO não é bolsonarista porque defende a liberdade de expressão irrestrita. É ultraliberal. O PCO é bolsonarista porque defende Bolsonaro.
O PCO é uma seita fascista que engana esquerdistas desavisados. 90% do seu engajamento é de extrema direita. Usam Lula como espantalho. https://t.co/PWrNW1MmAD pic.twitter.com/7Pw2l57Jvq
— ★ ¹³𝗖𝗼𝗺𝗯𝗮𝘁𝗲ᴾᵀ (@CombaDoPT) April 17, 2024
Como é comum naqueles que caluniam o PCO, não há necessidade de argumentos, de lógica, de nada; basta fazer exclamações e afirmações categóricas para tentar convencer os incautos e desavisados. Mas somos obrigados a discutir com quem não quer discutir. Ossos do ofício! Acho interessante, portanto, aproveitando a polêmica, reproduzir algumas ideias da resposta a esses não argumentos do perfil pretensamente petista.
Os que dizem que a defesa da liberdade de expressão é uma política “ultraliberal” não explicam essa ideia porque cairiam em contradição. Teríamos que chegar à seguinte conclusão lógica: se defender liberdade de expressão é ser ultraliberal, então Augusto Pinochet – um dos mais típicos neoliberais – era um grande defensor da liberdade de expressão. Bolsonaro, que também é um neoliberal ardente, também é, apesar de defender a ditadura militar. E, assim, a própria ditadura militar seria um regime com ampla liberdade de expressão.
Sobre o PCO ser “bolsonarista” os caluniadores não explicam o fato de um partido ter sido o primeiro a chamar o “fora Bolsonaro”, desde 2018, e o que mais se engajou para defender Lula da prisão e elegê-lo. Deveriam explicar como é possível defender Bolsonaro e, ao mesmo tempo, chamar o povo a lutar contra ele.
Sobre o PCO ser “bolsonarista e fascista”, os caluniadores simplesmente não explicam que tipo de grupo fascista e bolsonarista defende Cuba e a revolução cubana incondicionalmente. Isso apenas para ficar em um exemplo.
Também deveriam explicar como pode o PCO ser “bolsonarista” se vários bolsonaristas, incluindo uma manada de deputados, estão processando o Partido pela sua defesa da Palestina, pela defesa do Hamas e da luta armada da resistência.
Os caluniadores não se preocupam nem mesmo em explicar como um grupo “fascista” tem em seu programa a ditadura do proletariado, a revolução, o comunismo, a estatização das empresas, o direito ao aborto, legalização das drogas etc, etc, etc.
O perfil pretensamente petista e de esquerda usa uma tirada extravagante e sem sentido para tentar justificar a falta de lógica de suas calúnias: “o PCO usa Lula como espantalho”. Qual seria a vantagem para um grupo fascista aparecer aliado de Lula? Não seria contraproducente para o bom desenvolvimento desse grupo? Não seria mais fácil simplesmente não defender Lula, já que o PCO nem mesmo tem a mesma política de Lula e mesmo assim se esforçou para defendê-lo sempre que ele foi perseguido? Qual a vantagem de publicar materiais, fazer manifestação etc. só pra fingir que defende o Lula? Não há argumentos, nem explicação, justamente porque calúnia não precisa nem de argumentos, nem de explicações.
Esse ponto é importante, justamente porque a direita acusa o PCO de estar vendido para Lula e o PT e a pseudo esquerda acusa o PCO de ser “bolsonarista”. Ou seja, o “PCO fascista” não ganha nada “fingindo defender Lula”. Tanto é assim, que no mesmo post um perfil de direita nos acusa de “estar associado a Lula“. Essa coincidência de opiniões, mas com sinal trocado, mostra a falta de princípios e a incoerência. Ambos se baseiam em interesses imediatos e oportunistas, jogando no lixo qualquer princípio para conseguir pequenas regalias para si ou seu grupo.
Sobre o print da Veja que seria o substituto da falta de argumentos, bastaria ler a entrevista e tentar entender os argumentos contidos nela. Mas seria pedir demais para pessoas que estão nitidamente mal intencionadas.
Por fim, sobre a acusação – se é que podemos chamar isso de acusação – de que o PCO teria 90% de engajamento na extrema direita. Logicamente que esse dado é falso, mas e se fosse real? De qualquer modo, as posições de princípio do PCO, princípios revolucionários e marxistas, de fato ganham boa audiência nas pessoas de direita. Ao invés de acusar, a esquerda deveria se perguntar: “como é que o PCO consegue?” A não ser que o papo furado dos esquerdistas de classe média sobre “furar a bolha” seja apenas conversa mole. É inegável que o PCO consegue furar a tal bolha, coisa que o resto da esquerda não consegue e se contenta a falar só para si.
Esse tipo de discussão revela por que a esquerda pequeno-burguesa não vai para frente. Seria importante fazer um esforço para argumentar e explicar as coisas. Do jeito que ela atua, nunca conseguirá convencer ninguém.