Elon Musk chocou a todos quando neste sábado, dia 6 de abril, anunciou que estaria retirando todas as restrições de conteúdo do X (antigo Twitter) no Brasil. A notícia pegou a todos de surpresa, e enfureceu nossas excelências no judiciário brasileiro. A decisão desafiou diretamente os desmandos antidemocráticos, e a onda de censura que assola o país no último período. Diante da fúria do judiciário brasileiro, Musk não cedeu, e o X deu a seguinte declaração, denunciando as atitudes do judiciário:
X Corp. has been forced by court decisions to block certain popular accounts in Brazil. We have informed those accounts that we have taken this action.
We do not know the reasons these blocking orders have been issued.
We do not know which posts are alleged to violate the…
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) April 6, 2024
Também em sua conta pessoal, Musk tem feito provocações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em sua conta pessoal, Musk fez as seguintes postagens:
Coming shortly, 𝕏 will publish everything demanded by @Alexandre and how those requests violate Brazilian law.
This judge has brazenly and repeatedly betrayed the constitution and people of Brazil. He should resign or be impeached.
Shame @Alexandre, shame.
— Elon Musk (@elonmusk) April 7, 2024
This aggressive censorship appears to violate the law & will of the people of Brazil https://t.co/Vuxerg2L9w
— Elon Musk (@elonmusk) April 6, 2024
We are lifting all restrictions. This judge has applied massive fines, threatened to arrest our employees and cut off access to 𝕏 in Brazil.
As a result, we will probably lose all revenue in Brazil and have to shut down our office there.
But principles matter more than…
— Elon Musk (@elonmusk) April 6, 2024
Musk através dessas postagens faz um desafio à política ditatorial de censura no Brasil, e expressa que há um antagonismo entre setores políticos do imperialismo que está se expressando aqui.
É importante relembrar que essa política de censura aplicada pelo judiciário vem diretamente de um setor do imperialismo, ligado ao partido democrata de Joe Biden, e seu uso no Brasil é um teste para uma aplicação mais ampla ao redor do mundo. O setor de Musk é mais alinhado com os interesses do partido republicano, que, agora com Trump, tem desafiado a política preferencial do setor mais imperialista da burguesia norte-americana, no caso, a política de censura, pela própria sobrevivência.
Essa análise do embate deixa clara a disposição de ambos os lados do conflito, mostrando que não existem causas nobres por trás de nenhuma das partes. Porém, a esquerda nacional, como sempre, vê a coisa com um maniqueísmo doentio, como se a disputa entre duas políticas distintas do imperialismo, fosse uma luta a democracia contra a ditadura, onde o lado que defende a democracia seria judiciário brasileiro, encabeçado pela figura sinistra do ministro Alexandre de Moraes. Setores da esquerda tornam Moraes em um suposto herói da pátria brasileira, pintando uma suposta defesa implacável de Moraes da inabalável democracia brasileira. A verdade é que Moraes é quem defende a ditadura, pois ele está contra os direitos democráticos mais básicos.
A esquerda nacional precisa deixar de agir como torcera do STF e travar a luta política dos trabalhadores. Entender que nesta disputa temos a liberdade de expressão em jogo, e que a censura não é o caminho para a libertação, e não importa que Musk seja um bilionário, pois por trás de Xandão, temos uma horda de bilionários, com as piores intenções possíveis, e mostrando os dentes contra a liberdade do povo nesse momento.
Why are you doing this @alexandre? https://t.co/5VsqUPivU7
— Elon Musk (@elonmusk) April 6, 2024