Em uma iniciativa conjunta entre a Universidade Marxista e o Partido da Causa Operária (PCO), bem como da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), acontecerá mais uma edição da Universidade de Férias, baseado na “Imperialismo: fase superior do capitalismo”, do revolucionário russo Vladimir Lênin. O curso não é apenas uma oportunidade para militantes e simpatizantes, mas um convite aberto a todos que buscam compreender profundamente o mundo em que vivemos.
A importância deste curso é inegável em um mundo repleto de desafios políticos e econômicos. Compreender o imperialismo torna-se fundamental para decifrar eventos recentes, como a retirada dos norte-americanos do Afeganistão em 2021 e os bastidores do conflito, a operação militar russa na Ucrânia, a guerra nacional de libertação da Palestina, e até mesmo a eleição de Javier Milei. Essa compreensão não só lança luz sobre os conflitos atuais, mas também oferece insights sobre a crise sistêmica do capitalismo e suas implicações na sociedade.
Utilizando a obra de Lenin como guia, o curso, ministrado por Rui Costa Pimenta, proporcionará não apenas uma análise detalhada do texto, mas também uma reflexão crítica sobre a conjuntura atual. Explorando temas que ultrapassam o escopo original, o curso mergulhará em análises sobre o imperialismo contemporâneo e suas implicações nos conflitos emergentes, bem como na crise atual do capitalismo.
Este curso não é apenas um evento isolado; está inserido nas celebrações do centenário da morte de Lenin em 2024. O PCO planeja uma série de atividades para homenagear e refletir sobre o duradouro legado de Lenin, e este curso marca o início dessas celebrações.
As aulas ocorrerão durante o Acampamento de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) em janeiro, proporcionando duas semanas de estudo e lazer. Além da formação política, o acampamento oferecerá atividades recreativas como piscina, churrasco, experiência de acampamento e outras atividades culturais.
Relatos sobre as edições anteriores podem ser encontradas em todo o Diário Causa Operária, e não faltam relatos positivos sobre as fartas refeições, festividades, atividades de lazer e clássico campeonato de futebol entre os companheiros do PCO. Participe!