Na segunda-feira (3), o presidente do Máli, Assimi Goita, recebeu os oficiais do alto escalão do Ministério da Defesa da Rússia no palácio presidencial na capital, Bamaco. A delegação era liderada pelo vice-ministro Iunus-Bek Ievkurov
Segundo com a agência de notícias local aBamako, eles discutiram a cooperação em defesa e segurança entre Máli e Rússia, bem como a situação na região do Sael.
No domingo (2), o presidente do Níger, Abdourahamane Tiani, também se encontrou com representantes do Ministério da Defesa da Rússia em Niamei, capital do país, no dia anterior e discutido cooperação militar, de segurança e econômica.
“As duas partes reafirmaram sua vontade comum de consolidar sua parceria estratégica, baseada no respeito mútuo, confiança e na busca de soluções de acordo para desafios regionais e internacionais”, disse o governo em um comunicado.
Ambos os países são governados por militares nacionalistas que expulsaram as tropas francesas recentemente. Burquina Fasso faz parte da aliança com ambos e recebeu, na terça-feira (4), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Lavrov.