Na próxima quinta-feira (19), o presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, participará de um programa muito especial na Causa Operária TV. A partir das 12h30, o dirigente trotskista estará ao vivo no programa Diário de Viagem, no qual apresentará m balanço de sua estadia de mais de duas semanas na China.
Convidado para participar de alguns eventos no país asiático, Pimenta deixou o Brasil no final de agosto. Sua última participação em um programa da Causa Operária TV se deu no dia 24 daquele mês, quando apresentou a tradicional Análise Política da Semana.
A visita de Pimenta à China é parte do movimento geral dos oprimidos na luta contra o imperialismo. No último período, países como Rússia, China e Irã intensificaram as suas contradições com os Estados Unidos e a União Europeia, envolvendo-se em conflitos de proporções cada vez maiores. O PCO, que vem se destacando por sua postura anti-imperialista implacável, vem também fortalecendo suas relações com os governos nacionalistas que estão envolvidos nessa luta.
Em 2022, com a eclosão da Guerra da Ucrânia, dois correspondentes da imprensa do Partido estiveram na Rússia, prestando um serviço ímpar na imprensa brasileira, no sentido de mostrar a realidade do conflito entre o governo de Vladimir Putin e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Em fevereiro de 2024, Rui Pimenta esteve no Catar, prestando sua solidariedade à luta do povo palestino contra o Estado de “Israel”. A visita à China é parte do mesmo circuito.
Para que não haja dúvidas da importância da China na atual luta entre países oprimidos e o imperialismo, no período em que Pimenta esteve no país asiático, o governo de Xi Jinping anunciou um investimento bilionário na África, que levará a um aumento das contradições entre aqueles países e os seus colonizadores.
Para saber de tudo o que Rui Pimenta foi fazer na China, bem como entender melhor o papel do país asiático na política mundial, não perca Diário de Viagem, ao vivo, na Causa Operária TV!