O quarto dia da 51° Universidade de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) teve início com o que os participantes descreveram como uma refeição “de altíssima qualidade”. O farto café da manhã foi servido aos participantes do acampamento, que puderam escolher entre diversas opções de pães, bolos, biscoitos, cereais, geleias e sucos, além de ovo mexido, bacon e, é claro, café.
Localizado em Araçoiaba da Serra, o acampamento da AJR junto à Universidade de Férias foi descrito por todos como um local inesquecível. Para além da bela vista e do contato com a natureza, os participantes desfrutaram de atividades conjuntas e, obviamente, do curso Lênin e a Revolução Russa, ministrado por Rui Costa Pimenta.
Uma das participantes da Universidade de Férias, Lourdes Francisco, de Minas Gerais, deu um breve relato a este Diário sobre a sua experiência:
“O curso é de excelente qualidade, com muitas informações importantes. Muitas noites culturais, alimentação de altíssima qualidade. Muito boa a qualidade da interação dos companheiros do PCO, uma verdadeira família, quem não veio, está perdendo e muito! ”
Durante a manhã, Rui Pimenta apresentou a quarta aula do curso Lênin e a Revolução Russa. Apresentando as Jornadas de Julho da Revolução Russa e discorrendo sobre duas das principais teorias da revolução: a dualidade de poderes e a frente popular. Teorias que não apenas esclarecem o processo da Revolução Russa, mas também guiam a política marxista na atualidade.
Camilo Duarte e seu filho Lorenzo disseram que adoraram o curso. Em um vídeo publicado na conta do Diário Causa Operária (DCO) no X (antigo twitter), Lorenzo afirma:
“E aí, Rui! Eu gostei muito do curso! ”
Seu pai continua o vídeo:
“O curso está muito bom e diferencia nós do restante da esquerda. O ambiente muito bom, dá para trazer os pequenos, que é uma forma de organizar e ver que é possível fazer parte da atividade.”
À tarde, aconteceu a continuação do tradicional campeonato de futebol do acampamento da AJR. Os times azul, amarelo e vermelho jogaram. Com destaque para a narração do jogo, digna de Copa do Mundo, que animou e embalou os jogadores e a torcida.
Mesmo em quadra, os militantes do PCO não abandonam a luta política. Márcio Roberto, militante de São Paulo, foi proeminente nesta empreitada, jogando todos os jogos com sua faixa “1.000% Hamas”:
Nivaldo Orlandi, de Embu das Artes, também deu seu relato ao Diário da Causa Operária (DCO):
“Mais de 10 anos que participo das universidades de férias. Participei da primeira e não faltei mais. Sempre que posso, trago mais gente da cidade, inclusive Seu Davi, que com 96 anos está aqui na Universidade. É sensacional! Não há dinheiro suficiente que pague o aprendizado dessa atividade!”
A noite foi marcada por atividades culturais e de integração entre os participantes. Incluindo partidas de RPG e uma sessão de cinema do filme Outubro, de Serguei Eisenstein.
Ainda dá tempo de participar das atividades do Acampamento de Férias, em Araçoiaba da Serra. Sua participação é também um impulsionamento de uma atividade política fundamental para o crescimento da vanguarda revolucionária brasileira. Inscreva-se já por meio deste link e entre em contato com o número (11) 99741-0436.
Confira mais algumas fotos do quarto dia do Acampamento de Férias da AJR: