Na sexta-feira (16), uma das lideranças da oposição da Rússia, Alexei Navalni, faleceu na prisão em que cumpria a sua sentença. O comunicado oficial da penitenciária informa que Navalni, de 47 anos, começou a se sentir mal após uma caminhada e perdeu a consciência. E ainda afirma: “todas as medidas de ressuscitação necessárias foram tomadas, mas não conseguiram obter um resultado positivo”.
A causa da morte está sendo investigada, de acordo com o portal russo RT, o político teve um coágulo sanguíneo. Navalni foi preso no início de 2021 acusado de fraude envolvendo o varejista francês Yves Rocher. Em 2020 ele supostamente foi envenenamento na Sibéria, que resultou em sua transferência para a Alemanha. Ao retornar a Rússia, foi condenado à prisão.
Ele foi colocado em uma instalação de segurança máxima na Região de Vladimir. Em 2023, foi condenado a 19 anos de “regime especial”. No final do ano foi transferido para a colônia Lobo Polar em Yamalo-Nenets, localizada a 40 km acima do Círculo Ártico.