No estado do Acre ainda há 144 pessoas sem energia elétrica após as enchentes que aconteceram no final de fevereiro e início de março. Até essa quarta-feira (13), mais de 100 moradores de Cruzeiro do Sul, além de 44 moradores de Porto Walter ainda não possuíam acesso à energia elétrica.
De acordo com um balanço da Energisa divulgado no dia 29 de fevereiro, mais de 6,3 mil moradores em nove cidades tiveram o fornecimento de energia interrompido para evitar acidentes. Ainda conforme a fornecedora, a situação está sendo monitorada junto à Defesa Civil de cada município e Corpo de Bombeiros.
O que Energisa não explica é porque quase 150 brasileiros estão sem energia elétrica há mais de 10 dias. Essa empresa de energia elétrica, assim como todas as demais privatizadas, não considera a eletricidade como um direito básico do cidadão.
O que importa é o lucro, e em sua planilha 144 pessoas em uma zona pobre do Brasil não tem a mínima relevância. Assim como os Correios e o Banco do Brasil, que existem em todos os municípios do país, a eletricidade deveria ser 100% estatal para garantir o abastecimento da totalidade da nação.